quinta-feira, 29 de agosto de 2013

CÚPULA DO PSB CHEGA A SOBRAL AMANHÃ


Desembarca amanhã em Sobral, o núcleo duro do PSB cearense. A comitiva liderada pelo governador Cid Gomes (PSB) deve acompanhar a inauguração da Avenida Cleto Pontes, e pernoitar na cidade, para na manhã de sábado (31) participar do Congresso do PSB, na Quadra do Colégio Luciano Feijão. O evento é realizado faltando pouco mais de 30 dias para que os possíveis candidatos em 2014, estejam aptos com a justiça eleitoral, para participar do processo eleitoral. 
(Foto de Arquivo)

MUDANÇA RADICAL NA SANTA CASA DE SOBRAL


O ano de 2013 já pode ser considerado em Sobral, como o ano das mudanças. São inúmeros os setores que sofrem e sofrerão alterações. Segundo informações colhidas pelo Blog Sobral de Prima, a próxima mudança que deve ser radical e despertará o interesse do sobralense, será na Santa Casa de Sobral. A decisão em mudar deve ser tomada pelo Bispo Diocesano, Dom Odelir Magri. Vamos aguardar!

É BRASIL: LADRÃO TRANSITADO EM JULGADO (E PRESO) CONTINUA DEPUTADO


O deputado Natan Donadon (sem partido-RO) não foi cassado pelos colegas no Plenário da Casa. Voataram a favor da cassação 233 deputados, e eram necessários no mínimo 257 votos.  Votaram contra a cassação 131 deputados. Desta forma, Donadon continua no cargo de deputado federal. Do total de 405 parlamentares que votaram na sessão, 41 decidiram se abster. Claramente envergonhado e com medo do desgaste de sua gestão diante da impunidade de Donadon, o presidente da Casa, Henrique Alves, convocou seu suplente, Amir Lando (PMDB-RR), para ocupar imediatamente a vaga. “Uma vez que, em razão do cumprimento de pena em regime fechado, Natan Donandon está afastado e convoco seu suplente imediatamente em caráter de substituição. A representação na Câmara não pode ficar desfalcada”, disse. Donadon foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) acusado de ter desviado R$ 8,4 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia, quando foi diretor financeiro da instituição. Mais cedo, ele tentou comover os colegas relatando os dias difíceis que tem passado na cadeira da papuda e garantiu ser inocente das acusações: É injusto condenar um inocente”, disse. (Diário do Poder)

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

NA CÂMARA DE SOBRAL: DENUNCIA OU DENUNCISMO?


Diferentemente da líder do prefeito de Sobral, na Câmara de Vereadores, o vice-líder do prefeito Gilmar Bastos (PSB) se reportou diante dos inúmeros ataques e acusações do vereador Fredim (PV) na Tribuna contra a gestão Veveu. Gilmar utilizou sua página pessoal no facebook para questionar e convocar responsáveis para tratar sobre o assunto na Casa.
Veja abaixo:  

- Denuncia ou denuncismo? O Vereador de oposição Fredim do PV, apresentou na Tribuna da Câmara durante a Sessão Ordinária, várias denuncias contra a Prefeitura Municipal de Sobral. Segundo Fredim as empresas contratadas para execução de obras, prestadores de serviços e fornecedores de equipamentos não receberam pagamento pelo serviço prestado. Que as mesmas sofreram calote do município. Outra denúncia é que algumas obras estão superfaturadas e de péssima qualidade. Diante destas graves acusações, e no intuito de ouvir a parte acusada, solicitei ao Sr. Presidente da Câmara, Vereador Itamar Ribeiro que convocasse imediatamente para a Sessão Ordinária de segunda-feira, dia 2 de setembro, os Secretários de Obras, de Finança, o Tesoureiro e outros profissionais do município envolvidos na fala do Edil. Acredito que este seja o melhor caminho para se tirar todas e quaisquer dúvidas em relação a este assunto.

DELEGADO HERBERT PONTE DEIXA A REGIONAL DE SOBRAL


O Delegado de Polícia Civil, Herbert Ponte (foto), está deixando a Regional sediada em Sobral. Vale ressaltar que o delegado sai de delegacia com o trabalho reconhecido em meio as precariedades dos equipamentos e o volume de trabalho, mas permanecerá na cidade, que segundo ele "escolheu para amar e morar". O ato de exoneração é de ontem (27), e já na próxima semana, um novo delegado deve está tomando posse no lugar de Herbert.

EM SOBRAL: AÇÃO DO MP CONTRA AS COOPERATIVA DE TRABALHADORES COOTRACE


MINISTÉRIO PÚBLICO FAZ OPERAÇÃO "CARCARÁ"
O Ministério Público do Estado do Ceará, através do 7º Núcleo de Tutela Coletiva de Sobral e a PROCAP, Polícia Civil e Ministério Público do Trabalho estão realizando operação para executar a prisão temporária e a busca e apreensão na Prefeitura de Sobral e nas sedes das Cooperativas COOTRACE/COOPRESERV (Cooperativas que forneciam mão-de-obra para o Município de Sobral) e demais empresas SEGNORD SEGURANÇA DO NORDESTE LTDA, REBOQUE ALERTA SERVIÇOS, TERRAL COMERCIO DE ALIMENTOS E CONVENIENCIAS LTDA EPP, NC COMERCIO REPRESENTAÇÕES E DERIVADOS DE PETROLEO LTDA, COMPACTA CONSTRUÇÕES LTDA-ME.
As medidas foram decretadas pelo Juiz de Direito Dr. Francisco Cavalcante Neto, da 1ª Vara Criminal de Sobral.
Foram presos nesta manhã  os envolvidos: FELIPE CYRINO DE ALENCAR, MARIA VALDIZIA SOMBRA AGUIAR, ADRIZIA ALVES FERREIRA, FRANCISCO SERGIO FREIRE ALENCAR e HELIO PEIXOTO ALENCAR NETO. Todos tem envolvimentos com as Cooperativas.
Estão foragidas as seguintes pessoas: FABRÍCIO VIANA RODRIGUES e ANTONIO DANIEL DAMASCENO.
Também foram realizadas buscas e apreensões nas residências das seguintes pessoas: JOSE ANASTACIO DE LIMA (ex-secretário municipal de Sobral) e MARIA JURACI NEVES DUARTE (ex-secretária municipal de Sobral).
Entenda o caso.
O Município de Sobral já repassou para ambas as Cooperativas, pertencentes aos envolvidos, mais de 40 milhões de reais.
As Cooperativas COOTRACE e COOPRESERV foram contratadas desde o ano de 2006 até o presente momento pela Prefeitura de Sobral. Foi constatada a presença de cooperados fantasmas, bem como o não pagamento dos direitos trabalhistas dos mesmos. Nesse período, o município vinha sendo condenado pela Justiça Trabalhista a pagar os referidos encargos trabalhistas. Por fim, foi verificado que a mão-de-obra fornecida era de forma indiscriminada, sendo utilizadas em quase todos os setores da Prefeitura Municipal de Sobral. Outro dado que chamou a atenção foi a celebração de outro contrato com a COOTRACE para fornecer pessoal às vésperas das eleições municipais de 2012, no valor global de quase 20 milhões de reais, mesmo sendo evidente que COOPRESERV foi sucedida fraudulentamente pela COOTRACE.
Parte dos valores era desviada para as contas pessoais de alguns envolvidos e das empresas dos mesmos, configurando o caso de lavagens de capitais. Na prestação de contas perante os cooperados, os administradores afirmavam que não  haviam sobras para repartir com os mesmos.
Também estão sendo investigada a legalidade de tais contratos perante o Município de Sobral, razão que foram denunciados e pedida a prisão de MARIA JURACI NEVES DUARTE e JOSE ANASTACIO DE LIMA, ex-secretários municipais responsáveis pelos contratos das Cooperativas, cujo deferimento foi negado pelo Juiz da 1ª Vara Criminal de Sobral. Segundo os Promotores que atuaram no caso, serão apuradas as responsabilidades dos demais servidores e gestores que operaram os contratos investigados.
Além das prisões e buscas e apreensões foi decretada a indisponibilidade dos valores e de bens em nome dos envolvidos.
Todos foram denunciados por crimes contra as licitações, formação de quadrilha, lavagem de capitais, corrupção e falsidade ideológica. (Informações MP)

CONTINUA CHEGANDO A CÂMARA DE VEREADORES CONTAS IRREGULARES


Mais um Secretário da administração Leônidas Cristino (PSB) tem contas irregulares detectadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-CE). As contas do exercício de 2008, do então Secretário de Agricultura de Pecuária, Osmany Mendes Parente (foto), foram analisadas como irregulares e aplicação de multa de pouco mais de R$ 8 mil. Osmany Parente, é afilhado político do deputado federal Zé Linhares (PP) continua na atual administração, mas não como Secretário.

DISTRITOS DE SOBRAL SÃO CONTEMPLADOS COM O PROGRAMA ÁGUA PARA TODOS


O Município de Sobral foi contemplado com o “Água Para Todos”, Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água, destinado a promover a universalização do acesso à água para consumo humano em áreas rurais do semiárido, visando o pleno desenvolvimento humano e a segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social, garantindo também água para a produção agrícola e alimentar.
O Programa faz parte das ações do Plano Brasil Sem Miséria coordenado pelo Ministério da Integração Nacional para fins de implantação dos equipamentos hídricos que serão oferecidos, quais sejam, cisternas (consumo e produção), sistemas simplificados de abastecimento, pequenas barragens e kits de irrigação, conforme as especificidades de cada região.
As comunidades de Sobral que foram contempla
Assentamento Águas Mortas, no Distrito de Taperuaba (49 Famílias);das com a primeira etapa do “Água Para Todos” são:  Baixa Funda, em Rafael Arruda (32 Famílias); e Carnaúba, em Caracará (34 Famílias), com um total de 115 Famílias beneficiadas.
Estão em análise para serem atendidas numa segunda etapa as localidades de Água doce I, no Distrito de Patos (82 Famílias); Marrecas, no Patriarca (58 Famílias); Lages, também em Patos (65 Famílias); Assentamento Campo Grande, no Distrito de Caracará (27 Famílias) e Gameleira, no Boqueirão (28 Famílias), num total de 260 famílias.

VEREADOR QUE CHAMOU O POVO DE JUMENTO, AGORA BATE NOS PEQUENOS DA SAÚDE


A líder do prefeito Veveu Arruda (PT), vereador Cristiane Coelho (PT) fez na sessão de ontem (27) justiça ao defender o trabalho dos agentes de saúde, que labutam dia e noite, e que hoje na visão do vereador Estevam Ponte (PP) são os grandes responsáveis de toda a problemática vivenciada nos Centros de Saúde de Família (CSFs). O vereador que também é médico escalou a classe para detonar a saúde, talvez porque seja mais fácil “bater pesado” nos pequenos e desqualificar um trabalho presente em áreas que muitos profissionais se quer pisam. No debate quente, o vereador do PRB, Gege Romão (PRB) também solicitou do vereador/médico um pedido de desculpas aos agentes de saúde, algo que foi ferozmente negado pelo neófito vereador do PP. Desqualificar a classe que está em patamar inferior condiz com a postura do vereador de posicionamento imperativo e arrogante. Pensando ser um grande intelectual, o edil já teve o atrevimento de chamar, no início de seu mandato, o grande responsável por sua estada no legislativo – o povo - de asno. Esses são alguns dos nossos representantes no legislativo sobralense.