quarta-feira, 4 de setembro de 2013

É PRECISO RECONHECER QUEM COMBATE O BOM COMBATE


APESAR DA PRECARIEDADE FÍSICA E DAS MÁS CONDIÇÕES DE TRABALHO PELA FALTA DE PESSOAL, EQUIPAMENTOS E MEIOS MODERNOS PARA ATENDER MELHOR A CRESCENTE DEMANDA DE ELUCIDAÇÃO DAS INFRAÇÕES PENAIS, A DELEGACIA REGIONAL DE POLÍCIA CIVIL DE SOBRAL QUE ATÉ SEMANA PASSADA TEVE À FRENTE O DELEGADO SOBRALENSE, DR. HERBERT PONTE E SILVA, FOI A Nº 1 NA PRODUÇÃO DE PROCEDIMETOS POLICIAIS APURATÓRIOS EM TODO O ESTADO NOS TRÊS ÚLTIMOS ANOS.
É predominantemente a partir dos BO´s (Boletins de Ocorrências) que a autoridade policial toma conhecimento das infrações penais e dos atos infracionais praticados por maiores e menores respectivamente. Só então é feita a apuração do fato através dos Inquéritos, TCO´s e B.C.O. (este para menores).
A DELEGACIA REGIONAL DE POLÍCIA CIVIL DE SOBRAL foi superior nos procedimentos instaurados se comparada a outras do interior e da capital. Observe os dados das Delegacias de Juazeiro e Crato e sobretudo os do 34º Distrito Policial de Fortaleza (este que teve mais registros de ocorrências [BO´s] do que qualquer outra delegacia, cerca de 36.500 em média, contudo, lá, apenas aproximadamente 1.050 procedimentos foram instaurados por ano), já Sobral quando comparada sobretudo com o 34ª DP teve média de menos da metade das ocorrências mas, mais que o dobro de procedimentos instaurados para apurar o fato noticiado, cerca de 2.500 em média, portanto, é inegável que ali se trabalha, mas ainda não é suficiente.
No entanto é preciso reconhecer quem combate o bom combate, pois, se com todas as dificuldades já mencionadas, com uma área de cobertura que abrange não só Sobral e seu vasto território com distritos de até 72 KM de distância da cidade e mais treze outros municípios circunvizinhos, a DRPC de Sobral foi capaz de superar as demais delegacias, até a maior do Estado, imaginemos se a Segurança Pública da cidade de Sobral tivesse um pouco mais de atenção, tipo: mais 4 distritos policiais desses modernos, além de mais peritos, escrivães, agentes, delegados, viaturas, cursos de reciclagem e avaliação periódica de desempenho dos servidores policiais!
Talvez, a partir daí Sobral tivesse novamente uma chance de voltar a ser no quesito segurança uma pacata cidade do interior.

Os desafios do novo Delegado Regional de Sobral que assumiu ontem (03) são grandiosos e gera uma expectativa real na sociedade sobralense. Ao operoso delegado Dr. Herbert Ponte Silva, homem que dedicou toda uma vida a Polícia, resta o reconhecimento do trabalho dedicado e acolhedor que sempre dedicou a todos indistintamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário