terça-feira, 3 de setembro de 2013

Sucessão 2014 começa a ser disputada em 2013


Embora todo mundo diga que a eleição de 2014 só será discutida em 2014, os bastidores já fervilham. A conversa mantida semana passada, em Brasília, e que teve como protagonistas o senador Eunício Oliveira, deputado José Guimarães e governador Cid Gomes, mexeu mais ainda com a imaginação dos políticos cearenses e deixou a crônica política com muitas indagações. Como o encontro foi reservado, as especulações e versões são desencontradas.

Numa dessas versões, partida do deputado Guimarães, Eunício Oliveira teria garantido ao governador que o PMDB marcharia com o candidato do palácio fosse ele quem fosse. Outra, no entanto, seria de que houve tensão antes, durante e depois da conversa na Capital Federal. Setembro é, por excelência, um mês atípico, onde, por conta da legislação eleitoral, propicia muita conversa e o mosaico da eleição do ano seguinte vai sendo montado a partir das acomodações partidárias, pois o prazo de filiação conta um ano antes do pleito subsequente.

Uma sinalização de como as peças desse xadrez serão mexidas começa  a partir da desfiliação ou não de Domingos Filho do PMDB. A preço de hoje o vice estaria desembarcando com malas e bagagens no partido da Solidariedade, do Paulinho da Força Sindical. Essa mudança, se efetivada, causará solavancos no caminho da sucessão de Cid Gomes. Quem a esta altura torce para que a aliança PSB-PMDB e PT no Ceará não sofra nenhum abalo é o deputado Guimarães. A continuidade da aliança seria de bom alvitre para que o petista chegue ao céu sem ter que morrer. Até porque como dizia Tancredo Neves o senado é um pedacinho do Céu na terra. Para bom entendedor…

Nenhum comentário:

Postar um comentário